A Educação Maker hoje tem impactado as escolas positivamente. Afinal projetos makers educacionais propõem as atividades práticas que crianças e adolescentes sempre amaram realizar.
A escola então passa a ser um espaço “maker” onde o aluno coloca a mão na massa construindo, criando e consertando com as próprias mãos.
Aliás as atividades manuais sempre fizeram sucesso com uma grande parcela de estudantes. Trata-se de uma forma de aprender que se parece com aqueles projetos da feira de ciências capazes de animar bastante uma escola!
O Ensino Maker transformando a Educação
A palavra Make em inglês significa Fazer. Então maker pode ser traduzido como aquele que faz algo.
Portanto na educação o movimento maker compreende todo projeto que o aluno realiza com as próprias mãos explorando a própria inventividade.
Isso fala sobre uso de materiais recicláveis, projetos de marcenaria, robótica, impressão 3D, produção de maquetes, etc.
Assim atualmente temos a robótica maker que propõe aos alunos criar robôs a partir de materiais recicláveis e sucatas. Aliás essa modalidade também é conhecida como robótica sustentável.
Então ao invés de utilizar kits nas aulas de robótica educacional os alunos reaproveitam diversos tipos de materiais.
Logo nesse caso a programação dos robôs geralmente é feita com placas de arduino por conta de seu baixo custo e alta capacidade de adaptação em projetos.
Dica: no meu canal do Youtube tenho diversos vídeos com atividades makers que podem ser reproduzidos na sala de aula!
Tipos de Atividades Makers para a Sala de Aula
Atividades Makers podem ter estruturas de vários tipos diferentes. Assim podemos usar garrafas pets, tampinhas, papelão, cartolina, palitos de sorvete, copos plásticos, ou seja, uma infinidade de materiais.
Recentemente postei uma atividade de cultura maker bem interessante para fazer com crianças. Trata-se de um robô feito de copo descartável de macarrão instântaneo que muda de expressão!
Confira no vídeo abaixo:
Sendo assim os projetos makers podem possuir somente estrutura mecânica. Mas se o professor ou professora preferirem ainda é possível acrescentar materiais eletrônicos e até acrescentar programação para seu funcionamento.
Vou deixar aqui outro exemplo de um projeto de robótica maker que fiz com arduino.
Trata-se de um dispenser de M&M de chocolates feito de pote de Yakult. Assista:
A estrutura desse projeto utiliza: servo motor mg90, sensor ultrassônico, placa de arduino uno r3, cabo de transferência de código, jumpers tipo macho/macho, copos de Yakult, palitos de sorvete, papelão e cola quente.
Acima mostro também um helicóptero maker que fiz e postei em meu canal de robótica do Youtube!
Espero que esse artigo tenha te ajudado. Bora realizar atividades makers nas escolas!