O que é Robótica Educacional?

Canal Robótica Educacional - professor Leandro Bravo

Neste artigo você encontrará um Guia de Informações sobre o que é Robótica Educacional.

 

Pois falaremos sobre como funcionam as aulas, uso dos kits de robótica educacional, programação para crianças e adolescentes e os benefícios dessas aulas para os alunos.

 

Esqueça aquele pedido do professor para que os alunos copiem um texto do livro e respondam as questões. Afinal uma aula de robótica tem que ser prática e incentivar o aluno a criar projetos. Sejam games, robôs programados ou mesmo maquetes inteligentes.

 

E então vamos mergulhar no universo da robótica educacional?!

Entenda o que é Robótica Educacional

A Robótica Educacional proporciona o aprendizado das linguagens de programação, eletrônica e mecânica associado à criatividade para elaboração de projetos inovadores.

 

Logo a robótica educacional não se limita a ensinar como fazer robôs. Pois com ela podemos automatizar maquetes para feiras de ciências, construir mecanismos simples, estudar sobre componentes eletrônicos, programação de computadores, etc.

 

Portanto nas aulas de robótica os alunos são capazes de adquirir novas habilidades enquanto aplicam na prática conceitos da matemática, física, geografia, ciências e artes dentre outras disciplinas.

 

E claro, sem esquecer do universo de possibilidades interdisciplinares que surgem quando alunos programam games, por exemplo. Pois os games educativos podem trabalhar disciplinas como português, história, inglês, química e todas as outras que existem.

Menino montando circuito em arduino - o que são aulas de robótica

Para que servem os kits de Robótica Educacional?

Os kits são facilitadores nos processos de aprendizagem da robótica. Vou usar aqui como exemplo um kit de robótica Lego e um kit de robótica com arduino:

 

Kit de robótica Lego: a vantagem desse tipo de material é que vem com manual de montagem e pode receber vários tipos programações operacionais. O kit vem bem completo se pensarmos em componentes e sensores.

 

Já as principais desvantagens são o preço alto e as limitações de montagem, pois normalmente só podemos criar poucos tipos de robôs e mecanismos.

 

Kit de robótica com arduino: quando utilizamos a placa programável do arduino capaz de receber informações de sensores, bem como acionar e controlar motores podemos então realizar uma infinidade de projetos, inclusive com materiais recicláveis.

 

Assim é possível criar robôs, maquetes automatizadas e muito mais com um custo muito menor se comparado aos kits da Lego por exemplo.

 

Mesmo assim também existem dificuldades. Trabalhar com arduino geralmente requer um pouco mais de preparo e conhecimento técnico dos professores e alguns dispositivos possuem pontas que podem ser perigosas para crianças. Mas nada que não possa ser contornado por uma equipe pedagógica eficiente.

 

Os kits geralmente são montáveis, aqui estamos falando em construir estruturas e realizar conexões entre elas. Também possuem sensores eficientes para perceber informações do ambiente externo. Por exemplo: um sensor de distância que permite ao robô perceber a proximidade de um obstáculo e evitar bater de frente com ele.

 

Assim que o sensor de distância percebe uma parede o motor do robô desliga para evitar o choque com a parede. Na realidade o robô só terá esse tipo de reação de for programado para isso. Não parece divertido? É bem legal!

 

Portanto, geralmente haverá uma central de comandos, um tipo de placa eletrônica programável que recebe códigos com instruções sobre como o robô deve agir.

Crianças projetando robô em aula de robótica educacional

Benefícios das Aulas de Robótica

São muitos os benefícios do aprendizado da robótica para as crianças. Pois elas desenvolvem tanto a criatividade quanto a lógica.

 

Criatividade quando criam e personalizam um projeto ou um game. Lógica quando escrevem os códigos para que tudo funcione corretamente ou quando montam mecanismos eficientes.

 

Logo a robótica desperta o cerébro da criança e do adolescente para um mundo de possibilidades onde ele mesmo cria soluções tecnológicas. Nesse caso o aluno deixa de ser um mero consumidor de tecnologia e se torna um produtor. Logo é uma das melhores formas de incentivar o protagonismo.

 

Enfim, a robótica educacional desenvolve capacidade de resolução de problemas, raciocínio lógico-matemático e trabalho em equipe. Além disso conecta as crianças ao mundo em que vivem onde máquinas e dispositivos operam de modo colaborativo por meio da internet. 

Programação para Crianças e Adolescentes

Quando programamos o arduino por exemplo, utilizamos uma linguagem profissional conhecida como C++. Porém é possível usar uma ferramenta conhecido como TinkerCad onde podemos usar programação em blocos com o arduino. O que é mais indicado para os pequenos.

 

Um kit da Lego já utiliza programação em blocos em seus sistemas. A linguagem de blocos mais conhecida atualmente é o Scratch. Com ela é possível criar códigos para controlar um robô ou um game encaixando bloquinhos coloridos um embaixo do outro.

 

Esse tipo de linguagem torna todo o processo mais lúdico e divertido para as crianças.

 

Em meu canal do Youtube tenho vídeos com demonstrações de programação em Scratch. Além disso, gosto muito de um app para celular sobre o qual já escrevi aqui no blog. Trata-se do aplicativo LightBot que pode ser usado com crianças, inclusive as não alfabetizadas, para desenvolver a lógica de programação.

 

Canal Robótica Educacional - professor Leandro Bravo

Gostou do artigo? Pretendo ainda inserir mais informações aqui no futuro. Se ficou com alguma dúvida e quiser falar comigo mande um email para leandrobravosilva@gmail.com ou me procure na redes sociais. É só pesquisar por professor Leandro Bravo!

 

Você não pode copiar o texto.