Relembre quais foram as Tecnologias da Revolução Industrial. Afinal essas Invenções tecnológicas moldaram o mundo em que vivemos em cada uma das 4 Revoluções Industriais.
Tecnologias da 1ª Revolução Industrial
Sempre tem gente querendo saber: quais foram as tecnologias da primeira revolução industrial? E a resposta é simples: as principais tecnologias foram as dos motores à vapor inseridos nas máquinas das fábricas e nos meios de transporte.
Portanto tivemos locomotivas, navios e as máquinas das fábricas de tecido funcionando pela força do motor à vapor.
Afinal esses motores permitiram a criação de máquinas que podiam trabalhar rápido e de forma independente. Ou seja, sem o uso de força humana ou animal.
Logo, no sistema de transportes por exemplo, os barcos e trens à vapor se tornaram mais atrativos que barcos à vela e carroças puxadas à cavalos, já que percorriam distâncias maiores de forma mais veloz e eficiente.
Vale a pena também destacar a invenção do telégrafo em 1835 por Samuel Morse. O telégrafo viria permitir a comunicação a longas distâncias via código morse. Porém essa tecnologia usaria a eletricidade.
Lembrando que para nós, da área de robótica educacional, decodificação de códigos como o morse por exemplo, pode ser usado em atividades de programação desplugada.
Assim a Primeira Revolução Industrial aconteceu entre 1760 e 1850.
Segunda Revolução Industrial
Já a Segunda Revolução Industrial aconteceu entre 1850 e 1945. Notem que ela termina no ano em que a segunda guerra mundial se encerra.
No período dessa revolução o uso da energia elétrica foi marcante, inclusive nas fábricas, substituindo a energia à vapor.
Em 1882 Thomas Edson, o inventor da lâmpada elétrica, inaugurou a primeira central de distribuição de energia elétrica na cidade de Nova York.
O Telefone inventado por Graham Bell também usava a eletricidade para permitir a comunicação entre as pessoas.
Foi ainda durante a segunda revolução industrial que surgiram os primeiros aviões e os carros movidos a gasolina.
Alias, a linha de montagem de carros desenvolvida por Henry Ford é uma marca dessa revolução. Pois permitiu que o processo de construção do automóvel acontecesse por etapas de modo mais rápido e barato.
Terceira Revolução Industrial
A terceira revolução começa em 1950 e não se costuma colocar uma data de fim nela. É como se ainda estivéssemos vivendo este período. Porém atualmente especialistas acreditam que já estamos no que poderia se chamar quarta revolução industrial, o que será abordado ainda nesse post.
No entanto, podemos definir a terceira revolução industrial como o período marcado pela corrida espacial que aconteceu durante a guerra fria entre Estados Unidos e Rússia. Lembrando que o homem pisou na lua em 1969 e o primeiro ônibus espacial reutilizável foi ao espaço em 1981.
Além disso, o sistema de fabricação de automóveis da Toyota também é um símbolo desse período.
Sistema da Toyota: a fábrica da Toyota no Japão passou a produzir automóveis a medida que os japoneses compravam. Ou seja, eles produziam um certo número de carros e estocavam, e conforme as pessoas compravam esses automóveis eles iam fabricando mais. Essa metodologia evitava o desperdício e ficou conhecida como Toyotismo.
Podemos destacar ainda as fábricas robotizadas nas últimas décadas do século XX, além dos computadores pessoais que se popularizaram na mesma época, mais ou menos entre 1970 e 2000.
A nova Indústria 4.0
Muitos acreditam que hoje estamos vivendo a quarta revolução industrial ou Indústria 4.0. Esse momento seria caracterizado pela internet das coisas. Vou explicar: IOT ou internet das coisas é o nome que se dá para a comunicação entre diversos aparelhos eletrônicos via internet.
Consequentemente aparelhos e pessoas podem se comunicar em tempo real. Vamos ver um pouco de história recente? O termo Industria 4.0 surgiu na Alemanha em 2011 e refere-se às fabricas inteligentes onde o processo de produção é controlado por robôs e programas de computadores.
Então imagine: uma fábrica inteligente controlada por máquinas onde os gestores humanos dessa indústria podem consultar “como está indo o processo de produção” por um aplicativo de celular. Pois é, isso seria a 4ª revolução industrial.
Na imagem acima escolhi representar a indústria 4.0 com a IOT (internet das coisas) onde vários dispositivos e veículos estão conectados pela internet. Além de uma impressora 3D, que permite às pessoas fabricar objetos 3D como robôs em casa. E por último um carro voador autônomo conectado aos satélites, o que parece ser questão de tempo para vir a existir.
E para finalizar vale uma reflexão sobre como as tecnologias se desenvolveram ao longo das revoluções industriais. Então como essas invenções mudaram o mundo em que vivemos?
Exemplo de reflexão: primeiro as pessoas se comunicavam à distância por mensageiros humanos, depois por cartas, aí veio o telégrafo, o telefone, o computador e a internet.
Hoje temos a junção entre o computador, o telefone e a internet, o que chamamos de Smartphone! Isso é Incrível, não é mesmo?
Se você gostou desse post, pode gostar também do meu canal no YouTube. Visite Robótica Educacional | Professor Leandro Bravo.