Professor Leandro Bravo

O que é Programação Plugada e Desplugada?

Exemplo de Programação Desplugada com Coordenadas

Começo este post já respondendo a pergunta do título e também cito exemplos para facilitar o entendimento dos leitores.

 

Quando falamos em Programação Plugada estamos dizendo que iremos programar um computador, como desenvolver um game digital por exemplo, utilizando dispositivos eletrônicos para isso. Estes dispositivos podem ser computadores, smartphones, tablets, etc.

 

Pois a palavra “plugada” informa o uso de algum tipo de dispositivo eletrônico, e assim normalmente teremos um plug conectado a uma tomada elétrica ou bateria.

 

Porém na Programação Desplugada iremos somente representar a programação de um computador sem o uso de dispositivos eletrônicos. Nesse caso, usaremos lousa, papelão, papel, lápis, caneta e outros materiais para criar as representações de códigos de programação sem o uso direto do computador, smartphone, tablet, etc.

 

Atividades de programação plugada e desplugada são muito utilizadas para fins didáticos. Assim podemos ensinar: lógica de programação, programação de robôs, criação de games, dentre outras atividades computacionais.

 

Mas afinal, o que é programação de computadores?!

Antes de indicar atividades de programação plugada e desplugada irei responder uma outra dúvida que pode surgir entre os leitores do texto. O que é programação de computadores?

 

Bem, vamos responder isso de modo simples. Afinal computadores não fazem nada que não tenham sido programados para fazer.

 

Assim, ao programar um computador utilizamos diversas “linguagens de programação” com o objetivo de enviar comandos ao computador com informações sobre o que ele deve fazer.

 

Logo todas as ações realizadas por computadores, robôs e máquinas eletrônicas em geral são programadas por seres humanos por meio da programação.

 

Indicações de Atividades de Programação Plugada

Existe uma linguagem de programação chamada Scratch que foi desenvolvida especialmente para crianças e adolescentes.

 

Portanto utilizar o Scratch para criar games educativos ou animações interativas é uma forma bem legal de trabalhar programação plugada e desenvolver o pensamento computacional.

 

Abaixo indico um vídeo onde ensino como programar robôs para conversar com pessoas por meio do Scratch:

Neste blog também já indiquei um aplicativo de celular para ensinar lógica de programação para as crianças. Trata-se do Lightbot. Para saber mais leia o post: App LightBot:Lógica de Programação para Crianças.

 

Atividades de Programação Desplugadas

Aqui vou indicar dois vídeos meus que apresentam atividades desplugadas e estão hospedados no Youtube:

No primeiro vídeo ensino como fazer uma tela de papelão e programar um robô para se movimentar por esta tela usando códigos representados por setas direcionais.

 

Este é um vídeo que tem sido muito admirado por professores por permitir que alunos explorem ao máximo a criatividade utilizando materiais recicláveis enquanto aprendem como montar um algoritmo com programação.

Imagem mostra atividade de programação desplugada

Já no segundo vídeo mostro atividade que utiliza coordenadas do plano cartesiano para criação de desenhos em Pixel Art. Lembrando que essas coordenadas são frequentemente usadas por programadores para apontar localizações na tela do computador.

Mas também é possível facilitar o sistema de coordenadas. Pois podemos criar desenhos em Pixel Art usando colunas com letras e linhas com números. Semelhante a um jogo de batalha naval.

 

Veja o exemplo a seguir onde pintei o Super Mario Bros de 1986 em pixel art!

 

Exemplo de Programação Desplugada com Coordenadas

Espero que aproveitem as atividades!

 

Você não pode copiar o texto.